002

Nobreak x Gerador: qual é o melhor para a minha empresa?

Independente do segmento e porte da sua empresa, é preciso estar sempre preparado para eventuais quedas, apagões ou até mesmo oscilações no fornecimento de energia elétrica. Isso porque, essas interrupções podem causar inúmeros prejuízos. 

Entre as alternativas para garantir o uso contínuo de equipamentos em caso de ausência de energia estão os geradores e os Nobreaks. Não sabe qual a melhor opção para a sua empresa? A Albonett te ajuda!

Apesar de atenderem o mesmo objetivo, tanto o NoBreak Industrial, quanto os Geradores possuem suas próprias particularidades, vamos conferir?

O que é nobreak?

O nobreak tem como principal função fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia elétrica. Isto é possível pela utilização de baterias internas, que são carregadas automaticamente enquanto a rede elétrica está em pleno funcionamento e, em uma eventual queda ou oscilação de energia, entram em operação por um determinado período. 

Este equipamento regula a voltagem da energia, protegendo contra picos de luz e oscilações, que podem trazer danos irreparáveis aos dispositivos conectados a ele. Geralmente, os no breaks alimentam um computador, por exemplo, por cerca de 5 minutos.

Ou seja, tempo suficiente para que o usuário consiga salvar seus arquivos ou encerrar suas atividades na máquina em segurança e desligue corretamente o aparelho, evitando a queima desses equipamentos. 

Existem 3 tipos de nobreaks: linha interativa, online e o stand by.

O nobreak linha interativa possui uma tecnologia de regulagem automática de voltagem, que normaliza as variações de voltagem que ocorrem na rede. Já o no break online, faz a energia em corrente alternada ser convertida para a corrente direta. 

Por fim, o stand by impede as oscilações de energia elétrica com a bateria. É o mais indicado para uso individual, como em escritórios e equipamentos pequenos.

O que é um gerador?

Já os geradores, são capazes de transformar a energia, seja ela mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza, em energia elétrica. Neste caso, os equipamentos alimentados por geradores ficam sem energia até que o gerador os religue após o corte da energia elétrica. Por isso, é comum que a luz se apague e volte alguns segundos depois. 


Os geradores não possuem uma limitação na sua autonomia, eles fornecem energia para os mais variados equipamentos desde que seu fornecimento de combustível continue sem interrupções. Ou seja, o gerador de energia tem um período de operação muito maior do que o nobreak. 

Por isso, os geradores costumam ser utilizados em locais que não podem, em hipótese alguma, ficar sem abastecimento de energia, como hospitais, edifícios comerciais, laboratórios, espectáculos ao vivo, etc.

Qual é a melhor opção para a minha empresa?

Pensar em qual desses equipamentos é o melhor vai depender da necessidade e demanda da sua empresa. Mas, também é possível combinar as duas opções. O gerador pode substituir a energia elétrica em caso de queda, mas, ele não dispensa o uso de um nobreak, por exemplo. Isso porque, os geradores levam um tempo para ligar, fazendo com que os equipamentos desliguem abruptamente.

Invista em geradores de energia de qualidade

O serviço de locação de Geradores de Energia é a solução mais eficiente, eficaz e econômica para manter sua empresa em pleno funcionamento em caso de queda de energia. Ainda ficou com dúvidas sobre locação de geradores? Entre em contato com a nossa equipe. 

Comparitilhe Nas Redes Sociais

Últimas Publicações

NEWSLETTER